logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191019032435
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBARROS, Eliana Merlin Deganutti de
TítuloA apropriação do gênero crítica de cinema como um processo de letramento
OrientadorElvira Lopes Nascimento
UniversidadeUniversidade Estadual do Paraná - Centro de Letras e Ciências Humanas, Londrina
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa01.03.2008
Descrição físicav.1; 250 f.; Ilustrado com nove imagens, 15 quadros e duas tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca Central UEL
Fontecapes.gov.br / bibliotecadigital.uel.br
ResumoOs resultados das avaliações do ensino-aprendizagem de línguas têm provocado questionamentos e discussões sobre as práticas de linguagem (dentro e fora da sala de aula), sobre os objetos de ensino e sobre a formação de professores. [...] É principalmente no aflorar desse quadro que residem as justificativas e as motivações para o trabalho em questão, que tem como objeto de pesquisa o gênero crítica de cinema e como construto histórico-metodológico norteador o interacionismo sociodiscursivo (Bronckhart, 2006), cujos alicerces são a teoria da enunciação bakhtiniana, o interacionismo social de Vygotsky e a teoria do agir comunicativo de Habermas. Nosso objetivo principal é fazer uma investigação analítico-descritiva das dimensões contextuais e línguistico-discursivas de adaptações do gênero crítica cinematográfica feitas pelo crítico de cinema Carlos Eduardo Lourenço Jorge e materializadas em textos publicados na Folha de Londrina. [...] O que se espera com a pesquisa em pauta é elaborar um modelo de análise que sirva de instrumento mediador para o trabalho do professor de língua portuguesa no que diz respeito, sobretudo, ao ensino/aprendizagem do gênero crítica de cinema, mas também como parâmetro norteador para uma abordagem interacionista da linguagem.
Acesso eletrônicoONLINE - http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000129058




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)