logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191014030443
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorNAKAGAWA, Fábio Sadao
TítuloAs espacialidades em montagem no cinema e na televisão
OrientadorLucrécia D'Alessio Ferrara
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
GrauDoutorado
Data de entrega2008
Data de defesa19.05.2008
Descrição físicav.1; 199 f.; Ilustrado com 53 reproduções de cenas de filmes.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCSP
Fontetede2.pucsp.br
ResumoEssa tese de doutorado procura entender de que maneira as espacialidades são construídas no cinema e na televisão. Com base nessa problemática principal, outras questões relacionadas são investigadas, tais como: as relações existentes entre as construtibilidades do espaço e a montagem audiovisual; o modo como espacialidades fílmicas dialogam com as televisuais e os vínculos comunicativos estabelecidos entre as espacialidades investigadas e o espectador. Em consequência, o objetivo principal desta pesquisa é contribuir para as investigações sobre as formas de organização do espaço em sistemas midiáticos e sobre as maneiras pelas quais essas construções geram sentidos. Dessa forma, a pesquisa relaciona-se com outras que têm as espacialidades como objetos de investigação, com a intenção de perscrutar categorias de análise que possam tornar mais claros os seus modos de articulação. O corpus de análise está dividido em dois grupos. O primeiro, relativo ao cinema, é composto pelos longas-metragens: A ostra e o vento (Walter Lima Jr./1977) e Elefante (Van Sant/2003). O segundo, relacionado à televisão, é constituido pela primeira jornada da microssérie Hoje é dia de Maria, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, em 2005. [...] Em razão do tema proposto, esse entrecruzamento de idéias é fundamental para compreender o modo como o espaço é pensado e ordenado pela montagem através das espacialidades conflituosas existentes entre células sígnicas e culturais.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)