logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191013032030
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorHARRIS, Hugo de Almeida
TítuloCabra marcado para morrer: mosaico de fragmentos no documentário de Eduardo Coutinho
OrientadorAmálio Pinheiro
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa20.08.2008
Descrição físicav.1; 110 f.; Ilustrado
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCSP
Fontetede2.pucsp.br
ResumoO objetivo deste estudo é o documentário brasileiro "Cabra marcado para morrer", de Eduardo Coutinho, do qual serão analisados os elementos constitutivos, que se apresentam em forma de fragmentos - recuperação da memória dos personagens, cenas remanescentes do primeiro projeto, que fora interrompido pela Ditadura Militar, depoimentos, imagens de arquivo, matérias de jornais - e como eles se articulam na construção de um filme que visa retratar um período histórico de forma alternativa, por meio da recuperação de memórias individuais. As referências utilizadas pelo cineasta prevêm prioritariamente de duas correntes do documentário - o Cinema Verdade francês e o Cinema Direto americano -, as quais terão algumas de suas características descritas neste estudo, a fim de demonstrar como sua articulação também auxiliou na sintaxe narrativa do filme de Coutinho. Por meio da descrição de como este documentário foi criado, pretende-se discorrer a respeito do problema central a ser desdobrado, que é demonstrar que a fragmentação da estrutura narrativa da obra e de suas referências cinematográficas, como ferramenta de trabalho, é um reflexo da própria fragmentação presente nas histórias particulares das personagens, incluindo a do próprio cineasta. [...] Este estudo contribuirá para ampliar a visão da produção documental como resultante de diversos aspectos da Comunicação, sejam estes semânticos ou pragmáticos. "Cabra marcado para morrer" subverteu as características do documentário brasileiro por meio desta releitura que fez de métodos de outras escolas.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)