logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191012050129
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorCASTRO JÚNIOR, Luiz Vítor
TítuloCampos de visibilidade da capoeira baiana: as festas populares, as escolas de capoeira, o cinema e a arte (1955-1985)
OrientadorDenise Bernuzzi Sant'Anna
UniversidadePotifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História Social
Abragência do estudo1955-1985
GrauDoutorado
Data de entrega2008
Data de defesa08.08.2008
Descrição físicav.1; 291 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCSP
Fontetede.pucsp.br
ResumoEste trabalho propõe-se a pesquisar a constituição de alguns campos de visibilidade da capoeira baiana, em particular, as experiências dos antigos mestres nos centros (nas escolas) de capoeira, nas festas populares, no cinema e na arte. Pretende-se analisar os jogos de cultura, corpo e sociabilidade presentes na capoeira, assim como suas relações com a seguinte passagem histórica; a visão da capoeira como sendo algo minoritário, ritualístico, pertencente há um certo grupo social para uma visibilidade da capoeira enquanto forma de expressão característica do turismo, do esporte, do cinema e da arte. [...] Os diversos campos de visibiliadde da capoeira permitem a passagem de uma arte baseada nos princípios ritualísticos de "tradições" para novas formas operantes de viver a capoeira. Essa situação criou novos territórios de trânsito, de vaivém e de passagens indeterminadas, daqueles que queriam mostrar a sua arte-cultura-capoeira para aqueles que além de contemplar, passaram também a consumir esses novos processos educacionais de trabalhar o corpo. Sendo assim, os sujeitos com suas respectivas culturas se articulam por diversos desejos, formandos novos territórios de trocas culturais, quase sempre, ambivalentes, disciplinares, comunitários, familiares e, sobretudo, trans-culturais.
ObservaçãoNo cap. 2 estão as análises sobre os filmes com o tema da capoeira.
Acesso eletrônicoONLINE - https://tede.pucsp.br/handle/handle/13083




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)