logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191011033038
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSILVA, Humberto Kzure-Cerquera Cerqueira da
TítuloCenas da cidade, imagens do cinema: representações do Rio de Janeiro e Berlim nos filmes de Nelson Pereira dos Santos e Wim Wenders ou quando a cidade é personagem
OrientadorMargareth Aparecida Campos da Silva Pereira
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Urbanismo
GrauDoutorado
Data de entrega2007
Data de defesa01.12.2007
Descrição físicav.1; 200 f.; ilustrado com 25 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca FAU
Fontecapes.gov.br / objdig.ufrj.br
ResumoA relação entre a cidade e o cinema é o tema que orienta as reflexões aqui presentes, a partir da dimensão sociocultural que move o olhar de cineastas sobre os elementos da forma e modos de vida urbana. Sublinha-se, porém, que a articulação da cidade com o cinema, através das imagens fílmicas, permite um olhar, uma seleção e um filtro que modifica a visão comum dos lugares e das coisas, ao mesmo temp em que possibilita ou induz outros olhares e outras ponderações sobre o espaço urbano. Interessa, pois, identificar e analisar os focos das representações cinematográficas individuais e autorais sobre a cidade, e a "paisagem" urbana, como experiência individual e coletiva que os próprios filmes mostram e ajudam a construir e reforçar culturalmente. As imagens fílmicas constituem, portanto, o suporte e o documento pelo qual se procurou discutir as representações visuais do urbano, entendendo-as conceitualmente e relacionando-as com a percepção dos cineastas e dos espectadores. Para essa abordagem, apoiada nos conceitos de "tempo", "espaço" e "representação", e também de "paisagem", o Rio de Janeiro e Berlim nos filmes de Nelson Pereira dos Santos e Wim Wenders, respectivamente, são tomadas como exemplo [...]
Acesso eletrônicoONLINE - http://objdig.ufrj.br/21/teses/760117.pdf




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)