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AutorGOMES, Mariana Alcântara
TítuloA velhice e suas representações no cinema brasileiro
OrientadorTânia Maria de Freitas Barros Maciel
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Psicologia, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social
Abragência do estudo1970-2000
GrauDoutorado
Data de entrega2007
Data de defesa16.08.2007
Descrição físicav.1; 235 f.
DisponibilidadeBiblioteca CFCH
Fontecapes.gov.br / objdig.ufrj.br
ResumoO aumento da população idosa nas sociedades contemporâneas tem fomentado reflexões sobre as transformações e demandas produzidas nos diversos níveis sociais. A consideração da velhice a partir de modelos teóricos fundamentados numa concepção individualista da subjetividade, apresenta limitações para uma compreensão do fenômeno do envelhecimento em toda sua significação existencial. Esta tese analisa as imagens da velhice construídas em quatro obras da cinematografia brasileira, em duas épocas distintas, comparando os diferentes modos de representação do processo de envelhecimento a partir de uma perspectiva fenomenológica, apresenta uma reflexão sobre as formas de ser-no-mundo-como-o-outro do idoso propondo uma avaliação crítica de valores que regulam o projeto de ocupação produtivista da cotidianidade contemporânea. O cinema, como expressão artistica e registro histórico-cultural, reproduz os modos de relacionar-se dos indivíduos, assim como, os valores morais, as crenças, as perspectivas e as representações acerca dos diversos grupos sociais. A comparação entre as quatro obras selecionadas, produzidas no Brasil, entre as décadas de 1970 e 2000, apontam, ainda que discretamente para uma mudança nas formas de representação da velhice na sociedade brasileira, refletindo, através de seus personagens, as transformações sociais relacionadas ao aumento da longevidade e ao envelhecimento populacional.
ObservaçãoNove páginas numeradas em romano; também aparece com 2 v; quatro anexos com fichas técnicas e descrições das sequências dos filmes analisados (p.146-224).
Acesso eletrônicoONLINE - http://objdig.ufrj.br/30/teses/MarianaAlcantaraGomes.pdf




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