Autor | ADAMATTI, Margarida Maria |
Título | A crítica cinematográfica no jornal alternativo Opinião: frentismo, estética e política nos anos setenta |
Orientador | Eduardo Victorio Morettin |
Universidade | Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
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Grau | Doutorado |
Data de entrega | 2014 |
Data de defesa | 23.04.2015 |
Descrição física | v.1; 437 f. |
Disponibilidade | Biblioteca ECA |
Fonte | teses.usp.br |
Publicação | ADAMATTI, Margarida Maria. Crítica de cinema e repressão: estética e política no jornal alternativo Opinião. São Paulo, Alameda, 2019. |
Resumo | Opinião (1972-1977) é um dos mais importantes jornais da imprensa alternativa. O semanário nasceu para fazer a oposição ao regime militar através da união entre várias tendências políticas, na chamada Frente Ampla. Mesmo com forte censura, surgiu um tipo de crítica progressista caracterizada pelo profundo debate político e estético. A discussão do cinema não era feita só do ponto de vista da estética, mas também como imperativo político contra o regime militar. Analisamos as metodologias dos críticos Jean-Claude Bernardet, Sérgio Augusto, Marcos Ribas de Farias, Gustavo Dahl, José Carlos Avellar e Clóvis Marques para observar como cada um deles articula nos textos os imperativos da estética e da política. Na recepção aos filmes, algumas temáticas estão sempre presentes: o papel do intelectual, a discussão sobre a cultura popular e a linguagem cinematográfica mais adequada para conquistar o público brasileiro. O objetivo da tese é avaliar como os críticos reelaboram e reconstroem um projeto político e estético para o cinema brasileiro nos anos setenta. Nas disputas internas do jornal, é possível também acompanhar como as questões da resistência cultural se fazem presentes no cotidiano dos críticos de cinema. |
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