logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191004025616
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorMAGALHÃES, Iara Helena
TítuloA técnica do filme São Jerônimo, de Júlio Bressane, segundo um desenho do tempo
OrientadorSílvio Ferraz Melo Filho
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
GrauMestrado
Data de entrega2007
Data de defesa12.07.2007
Descrição físicav.1; 150 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCSP
Fontepucsp.br
ResumoEsse trabalho destina-se a estudar a técnica composicional no cinema, pesquisando a técnica de criação do filme São Jerônimo, de Júlio Bressane, segundo um desenho do tempo. São Jerônimo foi construído a partir de uma série de documentos, leituras, pinturas, teses que transitam entre o fascínio pela iconografia ligada ao santo e a imanência do filme sendo realizado. Um processo de tradução do processo de traduzir. O foco dessa pesquisa é o tempo. O tempo que nasce da emancipação do movimento pela luz e pelo som. O tempo na imagem e no drama cinematográficos. [...] A análise de São Jerônimo nos conduziu a uma constatação: suas imagens imobilizam o visual e o sonoro. O sonoro ensaia levar o filme para fora do campo visual enquadrado na tela, num movimento centrífugo, mas se detém em diversos desvios, tendendo à pureza do próprio som; e o visual se apressa a tragar-nos para territórios fundados pelo excesso ou escassez de luz, o deserto e Roma, num movimento centrípeto, todavia para lugares desconexos e sem centros, resistindo aos fotogramas e às imagens em movimento. São Jerônimo, desenho de uma matéria movente a cortar os planos e re-encadeando os cortes a nos apresentar o tempo. Jerônimo intercessor de Bressane e de Deleuze.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)