logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190930034934
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorLIMA JÚNIOR, Ismael de
TítuloAprendendo e ensinando cinema: um estudo de caso com jovens universitários
OrientadorPetra Sanchez Sanchez
UniversidadeUniversidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura
GrauMestrado
Data de entrega2009
Data de defesa2009
Descrição físicav.1; 124 f.
DisponibilidadeBiblioteca Mackenzie
Fontepergamum.mackenzie.br
Resumo A presente pesquisa teve por objetivo investigar uma prática de ensino focada no filme Uma Verdade Inconveniente, de autoria de Al Gore, junto a jovens universitários de um curso de Publicidade e Jornalismo da cidade de São Paulo. Foi feito também um mapeamento de alguns filmes disponíveis que tratam de questões ambientais e suas potencialidades para uso em educação ambiental. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e, por sua vez, caracterizou-se por um estudo de caso exploratório e de caráter iconográfico. O estudo em sala de aula ocorreu em três etapas distintas: na primeira procurou-se conhecer a opinião da população pesquisada sobre meio ambiente e seu envolvimento pessoal em ações responsáveis; na segunda etapa foi apresentado o filme e em seguida, aplicado um questionário; na terceira etapa, propiciou-se oportunidade de um debate em sala de aula com o professor sobre o tema do filme. A análise dos dados e depoimentos dos entrevistados mostra que a utilização do filme foi importante e possibilitou discussões e reflexões sobre os problemas ambientais e seus riscos. De igual modo, contribuiu para sensibilizar e motivar os alunos para várias questões ambientais, principalmente as relacionadas com o aquecimento global.[...]




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)