logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190927033715
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSILVA, Renata de Castro da
TítuloA representação de paisagens da favela carioca no cinema brasileiro (de 1950-2004)
OrientadorWerther Holzer
UniversidadeUniversidade Federal Fluminense - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Niterói
Abragência do estudo1950-2004
GrauMestrado
Data de entrega2006
Data de defesa01.11.2006
Descrição físicav.1; 120 f.
DisponibilidadeBiblioteca FAU
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br
ResumoO estudo procura analisar as representações de paisagens da favela (especialmente as cariocas), ao longo da história do cinema brasileiro. Apoiando-se em conceitos de geógrafos humanistas, a autora, tendo em foco a paisagem, escolhe quatro filmes nacionais para uma análise comparada entre a produção do Cinema Novo e a pós-moderna, épocas estas em que a favela esteve mais presente nas telas brasleiras. Busca-se compreender o processo de construção de imagens que focalizam paisagens com favelas e, em consequência, o tipo de produção de leitura realizada pelo cineasta e pelo espectador, observando os elementos que constituem (levando em consideração que aspectos culturais estão presentes nestes procedimentos). Importa verificar como o processo de captação de imagens varia de indivíduo para indivíduo. [...] O que se pretende no Capítulo VI é traçar uma cartografia do cinema nacional, no que tange ao trabalho com o tema favela. Assim é que é feito um apanhado de considerações que giram em torno do tema favela, sobre filmes pertencentes não só ao Cinema Novo ao Cinema de Retomada e, ainda, ao Cinema Contemporâneo. No capítulo VII, damos continuidade a este trabalho, só que direcionamos o olhar para filmes específicos e nos dedicamos ao estudo de caso em Rio 40 graus, Cinco vezes favela, Orfeu e Cidade de Deus. O que se segue é a conclusão, em que se pretende por em relevo a necessidade de problematização do tema favela.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)