Resumo | Esta dissertação foi desenvolvida a partir do estudo da linguagem fílmica no Círculo de Cultura, utilizando-se para tanto da seguinte filmografia: "O carteiro e o poeta", direção de Michael Rudford (1994); "Central do Brasil", direção de Walter Salles Júnior (1998) e "Ó Xente, pois não", direção de Joaquim de Assis (1973). Participaram da pesquisa um grupo de alfabetizandos do Círculo de Cultura da Igreja São José Operário e um grupo de alfabetizadores do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia, com extensão para as demais turmas, após a criação do Cinepopular. Esta pesquisa se desenvolveu no sentido de saber como se dá a recepção dos alfabetizandos à linguagem audiovisual, se o cinema pode ajudar a construir as memórias da vida e como o educador impulsiona a construção do conhecimento no trabalho com o audiovisual. As categorias desenvolvidas foram: a origem do Círculo, a recepção fílmica, o tempo pedagógico, a gênese da árvore e das cartas, a lembrança, a memória, a imagem, o movimento, o sonho e a importância do Círculo de Cultura para a construção do conhecimento nas relações entre as pessoas. |