logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190922034328
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorNEMER, Sylvia Regina Bastos
TítuloA função intertextual do cordel no cinema de Glauber Rocha
OrientadorIvana Bentes de Oliveira
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação, Rio de Janeiro
GrauDoutorado
Data de entrega2004
Data de defesa01.02.2005
Descrição físicav.1; 222 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECO
Fontefênix2.ufrj.br / objdig.ufrj.br
ResumoEsperando contribuir para ampliar as discussões sobre o problema da intertextualidade fílmica, o objetivo do presente trabalho é refletir sobre a apropriação da literatura de cordel em Deus e o diabo na terra do sol (1964) e em O dragão da maldade cntra o santo guerreiro (1969), filmes de Glauber Rocha dedicados à representação do universo social e cultural sertanejo. A preocupação do cineasta com a forma de representação, discutida em seus textos Estética da fome (1965) e Estética do sonho (1971), reflete-se nos dois filmes estudados, no modo como estes lidam com o cordel. Recusando o tratamento da temática sertaneja pelo cinema político da época o cineasta procurava retratar o sertão e a partir de suas próprias tradições que passavam, contudo por um processo de transformação visando a sua adaptação, em primeiro lugar, à narrativa cinematográfica e, em segundo, a uma perspectiva política inexistente nas manifestações da cultura popular. Isso explica porque as composições, tanto as canções de Deus e o diabo quanto as falas, inspiradas nos desafios repentistas, de O dragão da maldade, foram feitas por artistas letrados como Sérgio Ricardo e o próprio cineasta que escreveu as respectivas letras. Com base nessas questões, o presente trabalho procura verificar o que os referidos filmes retém da tradição popular do cordel e o modo de expresssá-lo cinematograficamente.
ObservaçãoTambém aparece com o título Glauber Rocha e a literatura de cordel: uma relação intertextual com 269 p.
Acesso eletrônicoONLINE - http://objdig.ufrj.br/30/teses/SylviaReginaBastosNemer.pdf




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)