logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190919032046
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorFERREIRA, Suzana Cristina de Souza
TítuloAdhemar Gonzaga e a Cinédia: imagens de um país que dança
OrientadorLuiz Carlos Villalta
UniversidadeUniversidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Belo Horizonte
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
GrauDoutorado
Data de entrega2006
Data de defesa21.06.2006
Descrição físicav.1; 198 f.
DisponibilidadeBiblioteca Fafich
Fonterepositorio.ufmg.br / capes.gov.br
ResumoFoi no final dos anos 1920 e início dos anos 1930 que Adhemar Gonzaga inaugurou um outro papel para si mesmo dentro da história do cinema brasileiro. Dessa data em diante, ele não mais apenas escreveu e liderou campanhas em favor do cinema na imprensa, fundamentalmente em Cinearte, a revista de cinema por ele concebida e criada em 1926: ele fez cinema. Com a construção do Studio Cinédia, o seu projeto mais ambicioso, Gonzaga materializou o meio para realizar o seu projeto estético-cultural para o cnema brasileiro. Projeto orientado por um ideal de modernidade, de nacionalismo, de desenvolvimento e, por mais que pareça incoerente, pelo modelo norte-americano de fazer cinema. Adhemar Gonzaga e as idéias que orientaram esse projeto são os objetos de estudo desta tese.
ObservaçãoTambém aparece com 193 p.
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/VGRO-6ZJREG




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)