logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190918103338
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorMALUSÁ, Vivian
TítuloCatólicos e cinema na capital paulista: o Cine-Clube do Centro Dom Vital e a Escola Superior de Cinema São Luiz (1958-1972)
OrientadorNuno César Pereira de Abreu
UniversidadeUniversidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
GrauMestrado
Data de entrega2007
Data de defesa24.08.2007
Descrição físicav.1; 152 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unicamp
Fontecapes.gov.br / repositorio.unicamp.br
ResumoEsta pesquisa teve como finalidade compreender a atuação católica no campo cinematográfico na capital paulista, com relação especialmente às atividades do Cine-Clube do Centro Dom Vital e a Escola Superior de Cinema São Luís. O recorte temporal, entre 1958 e 1972, refere-se, respectivamente, à criação do Cine-Clube do Centro Dom Vital e ao final das atividades da Escola Superior de Cinema. Objetivou-se analisar as relações entre a atuação nestas duas instituições católicas - a primeira relacionada à formação cultural cinematográfica e a segunda, à tentativa de implantação de uma formação prática - às concepções católicas com relação ao cinema na época, presentes em textos pontificais, de organizações internacionais católicas de cinema, em especial a OCIC (Office Catholique Iternational du Cinéma), ou ainda de militantes católicos brasileiros que trabalharam em prol do apostolado cinematográfico - leigos ou do clero. Além disso, relacionaram-se as atividades promovidas pelas duas instituições à formação de futuros críticos, teóricos de cinema e cineastas sem qualquer relação com a ideologia cristã. Desta forma, compreendeu-se ainda como se dava a relação entre militância católica e críticos desvinculados desta ideologia e instituições católicas laicas em função de uma melhor compreensão do fenômeno cinematográfico e de uma consolidação da cultura cinematográfica em São Paulo, e no Brasil. Como metodologia, utilizou-se em grande parte fontes primárias, além da bibliografia secundária e de textos de embasamento teórico com relação à escrita histórica a partir destas fontes. Os resultados do trabalho demonstraram que apesar de terem sido criados a partir de intenções católicas claramente baseadas nas diretrizes de então, inclusive no que se refere à metodologia de trabalho, nas atividades do Cine-Clube do Centro Dom Vital e da Escola São Luís, o campo cnematográfico sobressaiu-se aos ideais do campo religioso.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)