Resumo | Esta pesquisa teve como finalidade compreender a atuação católica no campo cinematográfico na capital paulista, com relação especialmente às atividades do Cine-Clube do Centro Dom Vital e a Escola Superior de Cinema São Luís. O recorte temporal, entre 1958 e 1972, refere-se, respectivamente, à criação do Cine-Clube do Centro Dom Vital e ao final das atividades da Escola Superior de Cinema. Objetivou-se analisar as relações entre a atuação nestas duas instituições católicas - a primeira relacionada à formação cultural cinematográfica e a segunda, à tentativa de implantação de uma formação prática - às concepções católicas com relação ao cinema na época, presentes em textos pontificais, de organizações internacionais católicas de cinema, em especial a OCIC (Office Catholique Iternational du Cinéma), ou ainda de militantes católicos brasileiros que trabalharam em prol do apostolado cinematográfico - leigos ou do clero. Além disso, relacionaram-se as atividades promovidas pelas duas instituições à formação de futuros críticos, teóricos de cinema e cineastas sem qualquer relação com a ideologia cristã. Desta forma, compreendeu-se ainda como se dava a relação entre militância católica e críticos desvinculados desta ideologia e instituições católicas laicas em função de uma melhor compreensão do fenômeno cinematográfico e de uma consolidação da cultura cinematográfica em São Paulo, e no Brasil. Como metodologia, utilizou-se em grande parte fontes primárias, além da bibliografia secundária e de textos de embasamento teórico com relação à escrita histórica a partir destas fontes. Os resultados do trabalho demonstraram que apesar de terem sido criados a partir de intenções católicas claramente baseadas nas diretrizes de então, inclusive no que se refere à metodologia de trabalho, nas atividades do Cine-Clube do Centro Dom Vital e da Escola São Luís, o campo cnematográfico sobressaiu-se aos ideais do campo religioso. |