logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190915030538
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBUTRUCE, Débora Lúcia Vieira
TítuloA direção de arte e a imagem cinematográfica: sua inserção no processo de criação do cinema brasileiro dos anos 1990
OrientadorJoão Luiz Vieira
UniversidadeUniversidade Federal Fluminense - Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói
Abragência do estudo1980-1990
GrauMestrado
Data de entrega2005
Data de defesa2005
Descrição físicav.1; 202 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFF
Fontendc.uff.br
ResumoEsta dissertação se propõe a evidenciar que a direção de arte em cinema pode se constituir como um campo teórico autônomo e demonstrar seu estatuto de área relevante para análise e reflexão em torno das características estéticas de um filme. Dada a inexistência de bibliografia que lhe conferisse uma autonomia do ponto de vista teórico ou que demonstrasse de maneira efetiva sua inserção dentro do universo fílmico, este trabalho tentou estabelecer algumas balizas conceituais pertinentes para seu estudo. Neste sentido, esta pesquisa se encaminhou para o preenchimento de uma lacuna bibliográfica e de reflexão que propiciasse um debate mais amplo sobre a questão da direção de arte. O recorte desta abordagem se efetua no cinema brasileiro de ficção e a premissa básica é a transformação do estauto da função a partir dos anos 1980 e sua efetiva consolidação na década de 1990. Esta afirmação exigiu a verificação de um provável percurso histórico da função na realização cinematográfica brasileira e a análise de três filmes representativos deste contexto em relação às articulações de sentido possibilitadas por determinadas estratégias inerentes ao uso da direção de arte.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)