logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190901041717
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorRODRIGUES, Laécio Ricardo de Aquino
TítuloA primazia da palavra e o refúgio da memória: o cinema de Eduardo Coutinho
OrientadorFrancisco Elinaldo Teixeira
UniversidadeUniversidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
GrauDoutorado
Data de entrega2012
Data de defesa17.05.2012
Descrição físicav.1; 331 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unicamp
Fonterepositorio.unicamp.br
ResumoEsta pesquisa investiga como a memória e a oralidade, categorias importantes nas Ciências Sociais e em outros domínios do saber, pontuam a práxis cinematográfica de Eduardo Coutinho (constituem sua matéria-prima basilar), a partir de seu procedimento mais recorrente - a entrevista. Para tanto, delimitamos como recorte analítico os seguintes filmes de sua autoria: Cabra Marcado para Morrer (1984), O Fio da Memória (1991), Peões (2004), Boca de Lixo (1993), Santo Forte (1999), O Fim e o Princípio (2005) e Jogo de Cena (2007). Em alguns destes títulos, analisamos a emergência do par memória individual/social em grande parte das experiências narradas [...]. Em outros filmes, porém, notaremos que as entrevistas se tornam menos limitadas a um eixo temático e a uma vivência comum, culminando em encontros abertos, propícios à fabulação e ao afloramento de uma memória que promove inesperadas derivas narrativas. Outras indagações contribuem para mobilizar nosso interesse em torno deste cinema consagrado à "palavra" e à "recordação", e que quase sempre elege como protagonistas grupos sociais de pouca visibilidade midiática. [...] Como Coutinho consegue estabelecer laços de confiança com seus entrevistados? Que cinema é este que privilegia tanto a oralidade e aparentemente negligencia a dimensão visual de uma arte que sempre se orgulhara de não ser refém do verbo? E, por fim, quais memórias são revolvidas pelos sujeitos abordados pelo cineasta e que fatores intervêm neste exercício de rememoração?
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)