logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190821035236
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorFLORES, Maria Isabel Urbina
TítuloCinema Novo: uma contribuição para o ensino de História do Brasil
OrientadorAmarílio Ferreira Júnior
UniversidadeUniversidade Federal de São Carlos - Cetro de Ciências Humanas, São Carlos
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauMestrado
Data de entrega2003
Data de defesa2003
Descrição físicav.1; 95 f.
DisponibilidadeBiblioteca UFSCAR
Fontebco.ufscar.br
ResumoApresentamos uma proposta pedagógica que utiliza os filmes "Deus e o diabo na terra do sol" e "Terra em transe" de Glauber Rocha como recurso didático auxiliar à disciplina História do Brasil, abordando um dos períodos mais conturbados da formação social brasileira. Da transição de uma sociedade agrário-industrial para uma sociedade urbano-industrial que selou o fim do nacional-populismo e ao mesmo tempo esboçou a última manifestação autoritária das elites políticas brasileiras. A partir do resultado das análises dos Planos de Ensino das escolas "Anglo", E.E. "Álvaro Guião" e E.E. "Antonio Militão de Lima" da cidade de São Carlos, para a disciplina de História dos 2 e 3 anos do ensino médio, levantamos uma série de pontos que devem ser considerados pelo educador que quiser utilizar os filmes como recurso didatico. E sugerimos um modelo de prática educativa com os filmes do cineasta Glauber Rocha, abrangendo conteúdos da disciplina História do Brasil para o ensino médio.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)