logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190820030548
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorALVAREZ, Carolina
TítuloArthur Omar: a imagem em êxtase
OrientadorIvana Bentes de Oliveira
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação, Rio de Janeiro
GrauMestrado
Data de entrega2002
Data de defesa01.10.2002
Descrição físicav.1; 133 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECO
Fontecapes.gov.br / minerva.ufrj.br
ResumoA presente dissertação tem como objetivo o mapeamento das principais questões que aparecem ao longo da obra do cineasta Arthur Omar, pensada a partir de temas dominantes em grupos de filmes e vídeos, de acordo com o catálogo da mostra "A Lógica do Extase". A Mostra, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio de Janeiro, de 18 de maio de 2001 a 10 de junho de 2001, consistiu de uma Retorspectiva de Filmes e Vídeos do cineasta e também do Ciclo de Palestras "Fronteiras da Arte". Trata-se de uma primeira análise da obra de Arthur Omar e conta com material ainda inédito transcrito deste evento. Em cada capítulo são abordados temas constitutivos de sua obra, como a desconstrução do documentário tradicional, a relação entre documentário e ficção, a sensorialidade da imagem, o uso do som, da trilha sonora e da música, a relação entre violência estética e violência social, a relação dos filmes com outras partes - artes plásticas, fotografia, moda, antropologia, cinema, vídeo, sociologia, etc. - a desconstrução e construção narrativa. Além dos temas, também poderemos perceber a relação da sua obra com questões históricas que marcam o cinema da vanguarda européia dos anos 20, o cinema underground americano, o cinema moderno de Jean-Luc Godard e o cinema marginal brasileiro.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)