Autor | GOMIDE, João Victor Boechat |
Título | Captura digital de movimento no cinema de animação |
Orientador | Luiz Roberto Pinto Nazário |
Universidade | Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes, Belo Horizonte
|
Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2006 |
Data de defesa | 14.07.2006 |
Descrição física | v.1; 126 f.; ilustrado com 43 imagens. |
Disponibilidade | Biblioteca EBA |
Fonte | bibliotecadigital.ufmg.br |
Resumo | A captura de movimento, também conhecida como mocap, é um conjunto de artifícios usado para mapear e reproduzir deslocamentos em objetos ou seres vivos. Ela é atualmente realizada usando recursos digitais, e é um campo do conhecimento relativamente recente, ainda à procura de se definir e de aperfeiçoar sua tecnologia, que evolui em várias direções. Ela é utilizada em animações e jogos eletrônicos, efeitos especiais para cinema e televisão, dança, linguagem de sinais, reconhecimento gestual, biomecânica, medicina de reabilitação, dentre muitas outras aplicações. Esse texto cobre os diferentes aspectos da sua utilização para a animação de personagens. Discutem-se suas características gerais e as polêmicas relacionadas a ela ser arte ou não, assim como questões de taxonomia.[...] |
Observação | Defendido em 2006 e depositada eletronicamente em 2013. |
Acesso eletrônico | ONLINE - http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/JSSS-94EPAW
|