logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190806032517
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSÁ, Simone Maria Andrade Pereira de
TítuloBaiana internacional: o Brasil de Carmen Miranda e as lentes de Hollywood
OrientadorHeloísa Helena Oliveira Buarque de Hollanda
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação, Rio de Janeiro
Abragência do estudo1931-1940
GrauDoutorado
Data de entrega1997
Data de defesa01.02.1997
Descrição físicav.1; 230 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECO
Fonteminerva.ufrj.br / eco.ufrj.br
ResumoAnálise da imagem da Baiana Internacional veiculada por Carmen Miranda em Hollywood. O trabalho recusa o argumento de "manipulação" da carreira da cantora nos EUA e retoma o contexto da discussão sobre a identidade nacional ocorrido no Brasil dos anos 30 através de diversos interlocutores: intelectuais da esfera institucional definindo a "autenticidade" do Brasil a partir da cultura popular, sambistas e descendentes da cultura afro-baiana residentes no Rio de Janeiro. A premissa é a de que Carmen Miranda participou enquanto protagonista da cultura musical carioca que transforma o samba em símbolo de identidade nacional; e que sua atuação em Hollywood produz uma alegoria de Brasil fiel a suas "raízes" brasileiras, abrindo vasos comunicantes entre culturas distintas a partir do gesto da heterofagia.
ObservaçãoA autora também aparece como Simone Pereira de Sá.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)