logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190802043601
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorEIKMEIER, Martin
TítuloA música de Remo Usai no cinema brasileiro
OrientadorClaudiney Rodrigues Carrasco
UniversidadeUniversidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
GrauDoutorado
Data de entrega2010
Data de defesa30.08.2010
Descrição físicav.1; 278 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unicamp
Fontecapes.gov.br / repositorio.unicamp.br
ResumoRemo Usai foi o maior compositor de nossa história e o único profissional especializado em cinema de sua época. Este trabalho investiga sua trajetória ao longo de 4 décadas concentrando-se nas suas atividades durante os anos 60, período em que compôs para filmes ligados ao projeto do cinema novo e de uma produção politicamente engajada. O foco do texto se deu na aderência de seu projeto musical a filmes cujo enredo exigia formas de diálogo entre música e narrativa distintas de sua formação que se deu nomeadamente na tradição do cinema americano e na lógica do melodrama. Deste modo, investigou-se em primeiro lugar quais os caminhos que levaram um profissional identificado com um projeto de cinema (a chanchada) combatido pelos artistas com os quais se associou na década de 60, a compor para estes filmes. Em segundo as diferenças entre a maneira de lidar com o material musical em cada um destes projetos de cinema, procurando encarar tanto suas disposições estéticas quanto o seu modo de produção, e a maneira pela qual um e outro afetaram o trabalho de composição de Remo Usai.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)