logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190729035420
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorCANUTO, Roberta Ellen
TítuloAlberto Cavalcanti: Homem Cinema
OrientadorAngeluccia Bernardes Habert
UniversidadePontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Departamento de Comunicação, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Social
GrauDoutorado
Data de entrega2018
Data de defesa25.04.2018
Descrição físicav.1; 281 f.; ilustrado com 83 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCRJ
FilmografiaFilmografia (p.260)
Fontepucrj.br
ResumoEsta pesquisa investiga o cinema realizado por Alberto Cavalcanti, sua herança e a presença de traços conceituais e estéticos de sua obra na cinematografia italiana do pós-guerra. Existem duas características centrais que indicam similaridades entre o cinema realizado por Cavalcanti e o Neorrealismo: a priori, os aspectos sociais e poéticos intensos de seu trabalho, principalmente em sua fase francesa, em filmes como Rien que les heures (1926) e, mais tarde, mais explicitamente no cinema documental inglês em filmes como Coalface (1935). E a posteriori, o fato de Cavalcanti romper com as fronteiras entre documentário e ficção, desde de Rien que les heures e , sobretudo, na sua fase na General Post Office Film Unit. A partir dessas premissas, será possível uma análise das raízes do cinema moderno, historicamente creditadas ao Neorrealismo Italiano.
ObservaçãoO título também aparece como Alberto Cavalcanti: Cinema-Man.
Acesso eletrônicoONLINE - https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)