logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190726031047
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorMATTOS, Flávio Antonio da Silva
TítuloA construção da mimesis na iluminação do cinema brasileiro: um ensaio sobre fotografia de Inocência
OrientadorSilvia Estela Verga de Oroz
UniversidadeUniversidade de Brasília - Faculdade de Comunicação, Brasília
GrauMestrado
Data de entrega1992
Data de defesa1992
Descrição físicav.1; 250 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UnB
Fonterumba.ilea.ufrgs.br / unb.br
ResumoO filme Inocência (1983) apresenta uma fotografia representativa dos textos visuais elaborados com base nos padrões determinados pela estética da mimesis. Tem como proposta a recriação da realidade buscando a representação de seu referente da maneira mais fiel e verossímel permitida pelos instrumentos que utiliza. Da leitura de suas imagens, é possível concluir que a iluminação é usada para pontuar a narrativa, valorizando as cenas e constituindo quase que uma linguagem autônoma dentro do filme. Sua construção segue o princípio da iluminação justificada, identificando sempre a origem da claridade que incide sobre as pessoas e os locais focalizados. A identificação da fonte determina o referente para as cenas e estabelece uma relação entre a luz do filme e a do real. Em Inocência, as referências da iluminação estão sempre explícitas. As velas e os lampiões apareceram no quadro, nas cenas que se passam à noite, no interior da casa. Nas cenas diurnas, são mostradas as janelas ou portas por onde a luz penetra. Ambientes, personagens e objetos são vistos de maneira semelhante à forma como suas imagens seriam registradas pelo olhar humano, em situação idêntica à retratada.(Stumpf/Caparelli)
ObservaçãoO autor também aparece com o nome de Flávio Mattos e o trabalho sob a orientação de Maria Angela Madeira. Mestrado não localizado.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)