logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190724031535
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorMACHADO, Hilda
TítuloAs cem cadeiras: Comédia fílmica como fonte historiográfica
OrientadorManoel Luíz Lima Salgado Guimarães
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Rio de Janeiro
GrauDoutorado
Data de entrega2001
Data de defesa01.10.2001
Descrição físicav.1; 317 f.
DisponibilidadeBiblioteca IFCS
Fontecapes.gov.br; minerva.ufrj.br
ResumoAs práticas e os limites na utilização da comédia fílmica como fonte historiográfica ensaiadas em um corpo de nove adaptações cinematográficas de uma mesma novela soviética, Dvienatsat Stuliev de Ilf e Petrov, 1927: Keep your seats, Please!, Dreizehn Stühle, El Sillón Y la Granduquesa, It's in the bag!, As treze cadeiras, Las doce sillas, Twelve chairs, 12 + 1 e Dvienatsat Stuliev. Os paradoxos que a imagem coloca ao historiador pós-moderno e o papel do observador. Os desafios da imagem com evidência histórica e a comédia como discurso da nação. A noção de contexto que continua a circunscrever a abordagem do audiovisual como fonte historiográfica. A centralidade do prazer visual na representação do passado do filme histórico. As abordagens alegóricas e metonímicas da fonte audiovisual. A autoridade e a nacionalidade do diretor atualmente abaladas, o privilégio vacilantes dos finais de filme nas leituras teleológicas. O filme como documento da história política e a tradição formalista da história da arte. A tensão estabelecida entre a gag e a narrativa na comédia fílmica e suas possíveis abordagens historiográficas. O gênero como critério para estabelecer a nacionalidade de uma fonte fílmica. O gênero fílmico como leitura.
Acesso eletrônicoONLINE - http://pantheon.ufrj.br/handle/11422/3836




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)