logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190708033311
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorTEDESCO, Maria Cavalcanti
TítuloA contribuição do cinema militante em processos de construção de identidades e territórios no contexto da metrópole: o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto na periferia de São Paulo
OrientadorJorge Luiz Barbosa
UniversidadeUniversidade Federal Fluminense - Instituto de Geociências, Niterói
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Geografia
GrauMestrado
Data de entrega2009
Data de defesa01.05.2009
Descrição físicav.1; 136 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFF
Fontebdtd.ndc.uff.br
ResumoNo ano de 2005, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que atua no Estado de São Paulo (existente desde a década de 1990) funda sua Brigada de Guerrilha Cultural. Pertencente ao Setor de Formação, sua responsabilidade era fomentar, através dos mais diversos tipos de atividade (saraus, místicas, oficinas, produção e exibição de vídeos, etc), uma cultura política própria do movimento, que fosse capaz de funcionar, ao mesmo tempo, como propaganda, instrumento de agitação e expressão dos militantes. A iniciativa dura até o final de 2007. Esta dissertação tem como tema o cinema realizado dentro desse contexto. Seu grande objetivo é investigar como os filmes, inseridos em um projeto político-cultural que vai para muito além do audiovisual, podem contribuir em processos de construção de (novas) identidades e territórios. Para isso, trabalha-se apenas com as obras realizadas durante ocupações, posto que é principalmente embaixo, ao lado, junto aos barracos de lona preta que tais edificações acontecem. Constituem, portanto, o corpus fílmico dessa investigação Chico Mendes – a dignidade não se rende (2005) e Direitos Esquecidos (2005) – Acampamento Chico Mendes (Taboão da Serra, 2005-2006), Vídeo-Informe 1 (2007), Vídeo- Informe 2 (2007) e Vídeo-Informe 3 (2007) – Acampamento João Cândido (Itapecerica da Serra, 2007) – e Construindo o poder popular (2008) – Acampamento Silvério de Jesus (Embu das Artes, 2008).




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)