logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190623032807
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorALBUQUERQUE, Ana Paula Trindade de
Título"...Gravando! ! !" - o cinema documentário no cinema educativo: perspectivas para uma educação audiovisual
OrientadorMary de Andrade Arapiraca
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauDoutorado
Data de entrega2012
Data de defesa05.11.2012
Descrição físicav.1; 204 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central Ufba
Fonterepositorio.ufba.br
Resumo[...] Nessa esteira, algumas questões se apresentaram: Como se processou a construção histórica do cinema educativo, principalmente no Brasil? Por que o cinema ainda não entrou, de fato, na escola, se implicando nas metodologias dos processos de ensino aprendizagem? Quais são os códigos da linguagem do filme documentário? Quais os discursos impregnados nos filmes documentários? Qual o diálogo estabelecido entre o espectador e o filme documentário? Por que transformar a leitura e escrita do filme documentário, nos espaços educacionais, em movimentos de aprendizagem e de pesquisa? A metodologia, inspirada no próprio objeto de estudo, o cinema documentário, escolha determinada por ter como mote a vida e seus espetáculos cotidianos, adequado para os constantes diálogos com os espaço educacionais, referendou-se no Contra o método de Paul Feyerabend , em estudos sobre o discurso, na voz, principalmente, de Fernandes (2007) e Orlandi (2005), na análise fílmica, na voz de Jacques Aumont e Michel Marie (2011); Goliot-Lété e Francis Vanoye (2010) e na dialogia proposta por Bakhtin. Configurada a pesquisa como bibliográfica e histórica, o texto investiu em: apresentar entendimento acerca das relações do cinema nos espaços educativos; explicitar a gramática fílmica, entendendo sua importância para uma melhor leitura audiovisual; apresentar leitura e escrita de imagens em movimento, dialogando com a teoria. Disso resulta a compreensão de que o cinema documentário pode povoar os espaços educacionais, dinamizando processos educativos, a favor dos estudantes, sempre.
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16152




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)