logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190619040946
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorGALVÃO, Eliana Maria da Conceição
TítuloCena e sentimento: um estudo sobre estratégias de produção de efeitos emocionais no cinema
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa2011
Descrição físicav.1; 169 f.; ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central Ufba
Fonterepositorio.ufba.br
ResumoEsta dissertação analisa estratégias de produção de efeitos emocionais no cinema narrativo de ficção e, em especial os modos de relação entre a expressão das emoções do personagem e a convocação pelo texto fílmico da disposição emocional do espectador. O estudo se baseia nos pressupostos da perspectiva teórico-metodológica Poética do Cinema, adotada pelo Laboratório de Análise Fílmica do Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta perspectiva compreende o filme como uma obra expressiva cuja composição visa à realização de efeitos em um apreciador. Nesse contexto, a apreciação é entendida como uma experiência que envolve a subjetividade humana nas suas dimensões cognitiva, sensorial e emocional. Ao longo da história no cinema, a dimensão afetiva da apreciação foi desvalorizada por movimentos artísticos e estudiosos. No entanto, a partir dos anos 90, vários autores cognitivistas começaram a se dedicar ao estudo sistematizado do tópico cinema e emoções. Algumas de suas contribuições são examinadas ao longo deste trabalho. O documento apresenta resumos de modelos teóricos elaborados por Noël Carrol, Ed Tan, Torben Grodal, Greg Smith, Murray Smith e Carl Plantinga. Além disso, são estudadas abordagens cognitivistas sobre o modo como a música induz respostas afetivas e sobre as relações entre emoções e determinados gêneros ou categorias narrativas. [...]
ObservaçãoA autora também aparece como Eliana Valente.
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5540




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)