Autor | MATOS, Enjolras de Oliveira |
Título | A falecida: leituras e releituras da peça de Nelson Rodrigues e do filme de Leon Hirszman |
Orientador | Luiz César Alves Marfuz |
Universidade | Universidade Federal da Bahia - Escola de Teatro, Salvador
|
Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2014 |
Data de defesa | 30.05.2014 |
Descrição física | v.1; 152 f.; ilustrado com 86 imagens. |
Disponibilidade | Biblioteca Central Ufba |
Fonte | repositorio.ufba.br |
Resumo | Esta dissertação apresenta uma leitura da peça A falecida de Nelson Rodrigues e do filme homônimo de Leon Hirszman. Elabora-se um exame da criação da peça em que são esboçadas as referências biográficas e literárias, além de inspirações e releituras de sua própria criação na tessitura da primeira tragédia carioca. Trata-se também de uma análise deste texto rodriguiano na construção do argumento, dos atos, das cenas, das rubricas, das réplicas e de algumas personagens. Também é retratada a influência da cidade do Rio de Janeiro na fase das tragédias cariocas, principalmente na linguagem e nas imagens que tecem o discurso das personagens. Estabelecem-se algumas conexões entre A falecida de Nelson Rodrigues e sua adaptação cinematográfica realizada por Leon Hirszman. Realiza-se uma análise da releitura elaborada por esse filme e como o diretor Hirszman imprime o aspecto autoral segundo as diretrizes do movimento do CPC, do Cinema Novo e da sua própria visão de mundo. Inclui-se também a recepção do filme pelo dramaturgo e por alguns críticos de cinema. Discute-se em que medida essa releitura da peça lança um novo olhar sobre a obra rodriguiana. |
Acesso eletrônico | ONLINE - https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15093
|