Autor | TOMAZI, Gustavo Machado |
Título | Audiovisual para a educação: oficinas de cinema de animação temáticas educativas |
Orientador | Maria Tereza Eglér Mantoan |
Universidade | Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação, Campinas
|
Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2015 |
Data de defesa | 07.08.2015 |
Descrição física | v.1; 71 f. |
Disponibilidade | Biblioteca Central Unicamp |
Fonte | repositorio.unicamp.br |
Resumo | Este estudo trata do processo de realização de quatro oficinas de cinema de animação temáticas inclusivas. O problema que o motivou foi definido por: ausência da participação dos alunos na construção dos conhecimentos que exploram seus pontos de vista e capacidade crítica sobre um dado assunto; uso restrito da tecnologia e de atividades artísticas nas praticas escolares; subutilização dos recursos audiovisuais e das atividades artísticas nas escolas no Ensino Fundamental I e II devido a alegação de falta de habilidade específicas; gerações de alunos privados de se apropriarem de conhecimentos relativos às mídias audiovisuais. Buscamos atingir como objetivos: dar oportunidade aos alunos de se apropriarem das tecnologias presentes na sociedade, neste caso, as audiovisuais; praticar uma atividade pela qual os alunos se sintam criadores de um produto que difunde conhecimentos sobre um determinado tema, dentro de uma perspectiva transformadora da realidade vigente; desenvolver por meio do cinema de animação a reflexão e a crítica a respeito dos conteúdos audiovisuais aos quais somos expostos diariamente e que tratam de temas da atualidade; diminuir a distância entre o espectador e o produtor de filmes, oferecendo os conhecimentos audiovisuais de forma elementar e acessível, com tecnologia inclusiva que se adéqua a qualquer tipo de aluno ou realidade escolar; promover uma atividade educativa que ultrapasse os muros da escola e amplie a geografia pessoal dos participantes. [...] |
Acesso eletrônico | ONLINE - Clique para acessar
|