logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190522034750
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorRIBEIRO NETO, Álvaro Lima
TítuloAtmosferas sonoras no cinema: elementos sonoros culturais em meio ao Naturalismo e o Hiper-realismo nos filmes Barravento (1962, Glauber Rocha) e Besouro (2009, João Tikhomiroff)
OrientadorLeonardo Vicenzo Boccia
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
GrauMestrado
Data de entrega2018
Data de defesa17.05.2018
Descrição físicav.1; 123 f.; ilustrado com a reprodução de quatro fotogramas de filmes.
DisponibilidadeBiblioteca Central Ufba
Fonterepositorio.ufba.br
ResumoO presente trabalho tem como ponto central o papel do som no cinema como criador de sentido, através da representação de elementos sonoros de uma cultura. Para isso, esta pesquisa realiza um estudo conceitual e histórico do cinema, do som no cinema e de suas relações com os estudos da cultura, culminando na análise audiovisual, proposta pelo autor Michel Chion, dos filmes Barravento (1962, Glauber Rocha) e Besouro (2009, João Tikhomiroff). Duas obras cinematográficas que possuem temáticas semelhantes e trabalham, em suas bandas sonoras, com os mesmos elementos sonoros pertencentes à cultura negra pós-diaspórica da Bahia, exercendo, cada uma a sua maneira, papel fundamental na construção fílmica destas duas obras. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições do som nos filmes, através de uma análise das representações e transformações desses elementos sonoros culturais, e de que maneira colaboram para entregar significado às sequências fílmicas e aos longas-metragens como um todo.[...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26310




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)