Autor | TÁPIA, Daniel |
Título | A orquestra sinfônica na música de cinema: o exemplo de Bernard Herrmann |
Orientador | Claudiney Rodrigues Carrasco |
Universidade | Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
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Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Música |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2012 |
Data de defesa | 2012 |
Descrição física | v.1; 169 f. |
Disponibilidade | Biblioteca Central Unicamp |
Fonte | repositorio.unicamp.br |
Resumo | Esta pesquisa teve por finalidade demonstrar o processo pelo qual caminhou a linguagem da orquestração até sua chegada à trilha musical cinematográfica e, posteriormente, trazer à tona os processos adquiridos na música de cinema tendo a obra de Bernard Herrmann como exemplo. Ao observar a produção musical da primeira década do cinema norte americano, é possível perceber que a orquestração sinfônica do cinema é um dos frutos diretos do desenvolvimento da instrumentação e orquestração de concerto como linguagem. Para demonstrar este processo, estruturou-se uma análise cronológica das obras de compositores ligados ao contexto de produção germânico, considerado mais próximo em sua relação com a prática assumida pela música do cinema. Em um segundo momento, apresenta-se uma análise semelhante dos compositores que precedem Bernard Herrmann, considerados pilares de formação da linguagem musical no cinema. A terceira fase, por sua vez, trata da obra de Herrmann como um todo e analisa as peças compostas para Vertigo (1958) e Psycho (1960), ambas as produções dirigidas pelo cineasta Alfred Hitchcock |
Observação | 16 páginas numeradas em romano. |
Acesso eletrônico | ONLINE - http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284554
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