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AutorVIEIRA, Larissa Malfatti
Título"Encantamento" e desencantamento do mundo no universo criativo de Breaking the waves de Lars von Trier
OrientadorMário Augusto Medeiros da Silva
UniversidadeUniversidade Estadual de Campinas - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas
Instituição/ProgramaMestrado em Sociologia
GrauMestrado
Data de entrega2018
Data de defesa27.11.2018
Descrição físicav.1; 200 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unicamp
Fonterepositorio.unicamp.br
ResumoO universo de criação de Breaking the waves (1996) é analisado detalhadamente, com o suporte de seu roteiro e mantendo seu diálogo com o contexto maior de sua produção: a trilogia Coração de ouro do cineasta dinamarquês Lars von Trier. O filme, foi entendido como obra, cujo conteúdo estético extrapola a dimensão do artístico e se configura como locus privilegiado de uma reflexão contemporânea sobre questões que, na Sociologia Clássica, foram teorizadas por Max Weber a partir dos conceito de desencantamento do mundo e de suas reflexões sobre a ética da fraternidade, esta última, conceituada através do amor místico acósmico cujos impulsos sociais seriam avessos à formação do "espírito" capitalista, mas surgiriam em respostas a ele, mantendo certa afinidade com a experiência da igreja primitiva. A leitura de elementos internos à Breaking the waves, possibilitou pensa-lo numa aproximação com o conjunto analítico de Weber, como frutífera para a interpretação do significado do filme para a contemporaneidade. Essa forma de leitura foi estendida ainda a três filmes, dois do dinamarquês Carl Theodor Dreyer e um do sueco Ingmar Bergman. Através do imaginário de Dies Irae (1943), Ordet (1955) e O sétimo selo (1957), foi possível fazer uma escavação mais profunda do tema de desencantamento do mundo, dentro do contexto maior do cinema escandinavo, onde ele também era apreciável e por isso mantinha muitas afinidades elucidativas com Breaking the waves.[...]
Acesso eletrônicoONLINE - http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333827




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