logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190517045150
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorRAMOS, Santiago Daniel Hernandez Piloto
TítuloA dimensão formativa do cinema e a catarse como categoria psicológica: um diálogo com a psicologia histórico-cultural de Vigotski
OrientadorRobson Loureiro
UniversidadeUniversidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação, Vitória
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa25.07.2015
Descrição físicav.1; 191 f.; ilustrado com 37 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca CA
Fonteufes.br
ResumoA pesquisa trata da relação entre a estética do filme e a dimensão sensível do espectador, e toma como eixo central deste diálogo o conceito de catarse desenvolvido na Psicologia da arte de Vigotski (1999b). O objetivo é compreender como o conceito de catarse pode contribuir para a reflexão, no âmbito da educação dos sentidos (formação estética), bem como se ele pode criar as condições e possibilidades para transformar, qualitativamente, o espectador em contato com o filme/cinema. A metodologia é de cunho eminentemente teórico-reflexivo, realizada a partir do levantamento bibliográfico, análise de trabalhos acadêmicos com foco no conceito-chave. Pressupõe-se que, na sociedade contemporânea, o cinema é uma das principais vias de formação estética, com presença significativa no processo de constituição da individualidade em diversos contextos sociais. A dimensão reflexiva da pesquisa também opera a partir da análise do filme Fresa y Chocolate (1993), do cineasta cubano Tomás Gutierrez Alea. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - http://repositorio.ufes.br/handle/10/1535




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)