logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190412035133
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBALIEIRO, Fernando de Figueiredo
TítuloCarmen Miranda entre os desejos de duas nações: cultura de massas, performance e cumplicidade subversiva em sua trajetória
OrientadorRichard Miskolci Escudeiro
UniversidadeUniversidade Federal de São Carlos - Centro de Educação e Ciências Humanas, São Carlos
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Sociologia
GrauDoutorado
Data de entrega2014
Data de defesa11.03.2014
Descrição físicav.1; 329 f.
DisponibilidadeBiblioteca Comunitária UFSCAR
Fonterepositorio.ufscar.br
ResumoEm 1939, Carmen Miranda já estava consagrada profissionalmente no Brasil, embarcando para os Estados Unidos com um contrato para uma revista na Broadway, tomando sua viagem, aos olhos do público brasileiro, contornos de uma missão diplomática: representar o país no exterior e difundir o samba. A artista brasileira levava ao novo contexto, uma nova forma de representar o país que se redimensionava pela cultura de massas. Por esse meio, as expressões culturais populares e afro-brasileiras passavam a fazer parte da construção simbólica da nação, muito embora a partir de um filtro moral e racial que incorporava tais elementos caracterizando-os a partir da branquitude. Deste modo, Carmen Miranda interpretou com sua pele clara, olhos verdes chamativos e adequação à moda cosmopolita, a personagem negra da baiana que passava a ser ícone nacional. Ao migrar aos Estados Unidos, em pouco tempo chegou a ser a artista mais bem paga do cinema norte-americano, transformando-se em uma encarnação de uma nova imagem da América Latina, produzida em meio à Política de Boa Vizinhança. Levando consigo suas baianas , constituiu um espetáculo em cores, propiciado pelo cinema Technicolor, em uma representação una e fantasística de alegria e tropicalidade feminina da América Latina, dentro de um clima de amizade panamericana no sombrio período da Segunda Guerra Mundial. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)