logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190207033114
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorCOELHO, Maíra Castilhos
TítuloAs múltiplas presenças do ator: novas relações e inovações em territórios cênicos
UniversidadeUniversidade Estadual Paulista - Instituto de Artes do Planalto, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas
GrauDoutorado
Data de entrega2017
Data de defesa24.07.2017
Descrição físicav.1; 243 p f.
DisponibilidadeBiblioteca UNESP-São Paulo
Fonteunesp.br
ResumoA pesquisa aqui proposta pretende refletir sobre as formas de presença do ator existentes no teatro a partir da fusão com a linguagem cinematográfica. Sob o ponto de vista do ator, foi pesquisada a nova dimensão da sua presença no palco, caracterizada pela utilização da câmara e do microfone. Para tanto, introduzimos uma breve história do teatro durante o surgimento do cinema visando contextualizar os estudos e reflexões contidos nos capítulos seguintes, nos quais serão aprofundados os avanços tecnológicos que culminaram no momento presente. Ao estudar as possibilidades do uso de recursos digitais no teatro, o foco é direcionado para as relações entre ator, câmera e projeção, visando investigar as possíveis formas de presença que vem sendo exploradas no teatro. Assim, o estudo é desenvolvido a partir das encenações: "E se elas fossem para Moscou?", de Christiane Jatahy; "King of War", de Ivo Van Hove; " Le Projet Andersen", de Robert Lepage; "The Tempest", de 4DArt; "Eraritjaritjaka", de Heiner Goebbels. A escolha dos espetáculos se deu devido a diferentes formas de captação e projeção das imagens em vídeo, que possibilitam, formas distintas de presença e de convívio entre ator-câmera-espectador. Por fim, é esperado, também, que o estudo propicie subsídios analíticos para a investigação das novas possibilidades deste "teatrodigital" e das tendências que se desanuviam em um futuro próximo de evolução tecnológica e diversificação técnica.
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.unesp.br/handle/11449/151654




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)