Autor | SCHNEIDER, Cynthia Letícia |
Título | A asserção no cinema documentário musical brasileiro |
Orientador | Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos |
Universidade | Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
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Grau | Doutorado |
Data de entrega | 2015 |
Data de defesa | 31.08.2015 |
Descrição física | v.1; 190 f. |
Disponibilidade | Biblioteca Central Unicamp |
Fonte | repositorio.unicamp.br |
Resumo | O objetivo geral desta tese é o estudo da asserção nos documentários musicais brasileiros de longa-metragem com duração superior a 70 minutos. A seleção de filmes intenta responder ao seguinte problema de pesquisa: como organizar em categorias conceituais os documentários musicais brasileiros de forma a contribuir para a compreensão de uma possível ordem cinematográfica que perpassa os filmes do subgênero, mas que ao mesmo tempo reconhece as especificidades de cada um? Os principais objetivos específicos da pesquisa são: a) compreender a asserção no documentário musical brasileiro; b) aplicar individualmente a cada filme do corpus da pesquisa um modelo analítico para determinação de sua asserção; c) nominar categorias que permitam o arranjo dos filmes de acordo com a sua asserção; d) responder ao problema da pesquisa de forma que as categorias criadas possam organizar os filmes ao mesmo tempo em que reconheçam suas especificidades assertivas; e) contribuir para o conhecimento e a pesquisa em cinema documentário e as características de subgênero. A hipótese é de que os documentários de um subgênero específico não podem ser meramente organizados por sua proximidade temática ou por sua plástica formal e que o conceito de asserção pode ser norteador para a compreensão do documentário musical. |
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