logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190128033944
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBARROS, Rubem Rabello Maciel de
TítuloA (re)construção do passado: música, cinema, história
OrientadorEduardo Victorio Morettin
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa07.10.2011
Descrição físicav.1; 200 f.; Ilustrado com fotos dos filmes analisados.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
PublicaçãoBarros, Rubem Rabello Maciel de. Poéticas de fragmentos. São Paulo, Alameda, 2014.
ResumoEste trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006), de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda. Os dois filmes estão construídos a partir de uma perspectiva da estética found footage, com o material de arquivo operando como base indicial para novos arranjos de sentido na interpretação da história. A análise busca identificar os nexos criados pelas duas obras e a variada gama de diálogos culturais que podem ser inferidos de sua leitura. Em destaque, o lugar que a música popular ocupa na cultura urbana brasileira. Ao fazê-lo, o trabalho identifica matrizes estéticas comuns, como o cinema de invenção de Julio Bressane, mas que resultam em diferentes abordagens historiográficas: uma, signatária de uma visão pós-moderna; a outra, mais próxima a uma atualização da crônica histórica.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)