Autor | GUIMARÃES, Clotilde Borges |
Título | A introdução do som direto no cinema documentário brasileiro na década de 1960 |
Orientador | Eduardo Simões dos Santos Mendes |
Universidade | Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
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Abragência do estudo | 1961-1970 |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2008 |
Data de defesa | 18.04.2008 |
Descrição física | v.1; 182 f.; Ilustrado |
Disponibilidade | Biblioteca ECA |
Fonte | capes.gov.br / teses.usp.br |
Resumo | Esta dissertação tem como objetivo pesquisar como se deu a introdução no Brasil da técnica da gravação de som sincrônico para o cinema (som direto) com equipamento leve, no começo dos anos 1960, além de estudar como esta nova técnica influenciou a linguagem dos documentários brasileiros. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas e análises de filmes do período. A pesquisa enfatiza o contexto histórico no qual se insere o uso do som direto. Na análise dos filmes são empregados os conceitos de monologia e dalogia, concebidos por Mikhail Bakhtin, para designar a forma como é usado o registro de outras vozes obtidas através do som direto. É também apresentada a evolução da formação dos profissionais da área de som cinematográfico ao longo da história do cinema brasileiro. |
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