logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190121025424
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorCANTON, Luciana Giannini
TítuloAndrea Tonacci: do teatro das verdades às cenas de ficção em Interprete mais, pague mais e Serras da desordem
OrientadorCristian da Silva Borges
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2014
Data de defesa29.10.2014
Descrição físicav.1; 101 f.; ilustrado com 27 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
ResumoA presente pesquisa analisa e compara o processo criativo de dois filmes de Andrea Tonacci: Interprete Mais, Pague Mais (1974-1995) e Serras da Desordem (2006), com foco na relação do cineasta com os atores documentados, investigando a questão da encenação, performatividade e teatralidade. No primeiro filme, ao documentar a crise de um grupo de teatro, Tonacci explora a teatralidade inerente à realidade que documenta, resultando em uma presentificação que só existe através de seu registro cinematográfico. No segundo filme, ele encena a vida de um índio com o próprio índio, encontrando na reconstituição da vida do outro uma narrativa essencialmente autobiográfica. A comparação dos dois procedimentos visa ao confronto e a uma possível aproximação entre as diferentes formas de mise en scène/mise en présence no ato de filmar do cineasta, bem como a um entendimento das diferentes formas de encenar/presentificar o real no cinema de ficção e documentário.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)