logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190121024549
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSOARES, Natália de Castro
TítuloA cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem
OrientadorEduardo Victorio Morettin
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
Abragência do estudo1913-1931
GrauMestrado
Data de entrega2014
Data de defesa02.10.2014
Descrição físicav.1; 180 f.; Ilustrado com a reprodução de fotogramas (p.126-68).
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
NotasApêndice com a lista de materiais identificados )p.174).
ResumoEste trabalho se dispõe a investigar o uso da cor no cinema silencioso do Brasil. Para isso, toma como fontes documentais tanto objetos fílmicos remanescentes quanto documentação e bibliografia diversas existentes sobre o assunto. Um primeiro capítulo será dedicado aos processos de colorização existentes no cinema silencioso, de uma forma geral, e a questões técnicas e estéticas relacionadas a esses processos: o contexto histórico em que surgiram as técnicas de colorização no cinema, suas origens em meios diversos, as características dessas técnicas de colorização e sua presença nos mercados cinematográficos mais conhecidos, as questões suscitadas pelo uso da cor e seus desdobramentos. No segundo capítulo, tentaremos mapear nossa prática e nossas discussões acerca da cor nos filmes do período silencioso: quais são as informações acerca das técnicas que utilizamos e da real presença de filmes coloridos em nossas sessões cinematográficas e da cor nos filmes que estávamos produzindo? Como as questões colocadas internacionalmente ecoaram no Brasil e quais foram as questões específicas que surgiram aqui? No último capítulo, trataremos mais especificamente da análise de filmes de nossa filmografia, ou seja, dos materiais em nitrato de época colorizados ainda existentes e inspecionados para esta pesquisa. Levantaremos e discutiremos as técnicas de colorização e as funções do uso da cor encontradas nesta filmografia.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)