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AutorFORTES, Renata Alves de Paiva
TítuloA obra documentária de João Batista de Andrade
OrientadorFernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
UniversidadeUniversidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
GrauMestrado
Data de entrega2007
Data de defesa29.09.2007
Descrição físicav.1; 202 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unicamp
Fonterepositorio.unicamp.br / capes.gov.br
ResumoO presente trabalho articulou-se em torno de dois objetivos: 1) realizar o levantamento completo da filmografia documentária do cineasta João Batista de Andrade, desde o início de sua carreira, na década de 60, até os dias de hoje; 2) analisar as obras mais significativas do autor: Liberdade de imprensa (1967), Migrantes (1972), Ônibus e Pedreira (1973), Caso Norte (1977) e Wilsinho Galiléia (1978), Greve! e Trabalhadores, presente (1979), Céu aberto (1985) e Vlado-30 anos depois (2005). A filmografia de Batista é extensa, sendo que ele produz desde meados da década de 60. A proposta deste estudo abarcou um total de quase 70 filmes, cuja grande maioria concentra-se na década de 70. Pesquisas preliminares indicaram que infelizmente a maior parte dos filmes deste período não existe mais, pois as cópias desapareceram durante o regime ditatorial. Assim, a primeira parte desse estudo objetiva, a partir de um intenso processo de pesquisa, tanto em espaços físicos tradicionais como a Cinemateca Brasileira, quanto virtuais, a Internet, realizar um levantamento completo dessa filmografia documentária, seja com a localização dos filmes, fichas técnicas ou textos publicados sobre os mesmos. O ineditismo dessa pesquisa reforça-se tanto pelo tema (a busca dessas obras e a análise de alguns documentários), quanto pelo seu autor, João Batista de Andrade. Ambos, cineasta e obra faziam parte de um reduto ainda pouco abordado e sistematizado pelos estudos acadêmicos. Esse projeto está integrado ao Projeto Temático sobre cinema documentário elaborado por professores da Unicamp e da USP, em fase de análise dentro da Fapesp. O presente estudo se coloca como mais um tijolo na pesquisa dessa enorme parede chamada cinema não ficcional.
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