Resumo | O sucesso internacional do filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, que recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004, e a polêmica gerada por este fato, no Brasil, sobre questões de identidade cultural, e de representação das camadas populares no cinema e na televisão, suscitou a importância de um olhar mais aprofundado sobre a retomada da produção, no Brasil, na década de 90, sob a pós-modernidade e seus desdobramentos. O projeto envolvendo "Cidade de Deus" incluiu, ainda, um seriado na televisão, "Cidade dos Homens", levando a periferia brasileira para as telas de tevê pela mão dos cineastas, em uma parceria com o maior grupo de mídia do País, a Rede Globo, e grupos internacionais, como a Miramax (Disney), através de leis de renúncia fiscal, de uma forma que jamais havia acontecido antes. O objetivo desta análise é avaliar as consequências desse processo para a produção cinematográfica brasileira atual, e o seu papel na pós-modernidade. As novas tecnologias de pós-produção exercem um papel importante na colocação dessa filmografia no mercado internacional, barateando os custos de uma produção e, ao mesmo tempo, criando novos conceitos de verossimilhança. |