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AutorLUSVARGHI, Luiza Cristina
TítuloCidade de Deus e Cidade dos homens: pós-modernidade, exclusão social e novas tecnologias na produção audiovisual brasileira
OrientadorLuiz Fernando Santoro
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauDoutorado
Data de entrega2007
Data de defesa17.04.2007
Descrição físicav.1; 187 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
ResumoO sucesso internacional do filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, que recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004, e a polêmica gerada por este fato, no Brasil, sobre questões de identidade cultural, e de representação das camadas populares no cinema e na televisão, suscitou a importância de um olhar mais aprofundado sobre a retomada da produção, no Brasil, na década de 90, sob a pós-modernidade e seus desdobramentos. O projeto envolvendo "Cidade de Deus" incluiu, ainda, um seriado na televisão, "Cidade dos Homens", levando a periferia brasileira para as telas de tevê pela mão dos cineastas, em uma parceria com o maior grupo de mídia do País, a Rede Globo, e grupos internacionais, como a Miramax (Disney), através de leis de renúncia fiscal, de uma forma que jamais havia acontecido antes. O objetivo desta análise é avaliar as consequências desse processo para a produção cinematográfica brasileira atual, e o seu papel na pós-modernidade. As novas tecnologias de pós-produção exercem um papel importante na colocação dessa filmografia no mercado internacional, barateando os custos de uma produção e, ao mesmo tempo, criando novos conceitos de verossimilhança.
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