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AutorMENDES, Adilson Inácio
TítuloA crítica viva de Paulo Emílio
OrientadorIsmail Norberto Xavier
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauDoutorado
Data de entrega2012
Data de defesa14.03.2012
Descrição físicav.1; 138 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
ResumoRecuperar partes da formulação descontínua do projeto de história do cinema brasileiro em Paulo Emilio Salles Gomes é o foco deste trabalho, em que o livro Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte (1974) ocupa um lugar central, pois ele marca a configuração de uma concepção da história do cinema no Brasil e aponta para uma inclusão do fenômeno cinematográfico em um contexto mais amplo. Os anos de juventude (1941-1945) ajudam a entender as primeiras formulações que acompanhariam o trabalho do crítico ao longo das décadas. O empenho político e a disposição imaginativa definem esse período, marcado pelos manifestos partidários e pelos experimentos ensaísticos. Por último, destacaremos os escritos no Suplemento Literário d'O Estado de S. Paulo (1956-1965). Esse conjunto de textos expõe o crítico em ação, aplicando e desenvolvendo suas opiniões ao eleger um determinado panteão artístico, e renovando o debate cinematográfico ao incluí-lo no principal suplemento de cultura do país.
Acesso eletrônicoONLINE - http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09082012-163601/pt-br.php




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