logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190113052703
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorCOSTA, Thalles Gomes Camêllo da
TítuloCantos do trabalho no cinema brasileiro: uma análise das obras de Humberto Mauro e Leon Hirszman
OrientadorEsther Hamburger
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa27.08.2015
Descrição físicav.1; 112 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
ResumoO objetivo principal desta dissertação é construir uma reflexão acerca das representações cinematográficas dos cantos de trabalho camponeses no cinema brasileiro, tendo como recorte a análise comparativa de sua presença nas obras de Humberto Mauro e Leon Hirszman, e abarcando como questões transversais a discussão sobre o trabalho como matéria prima cinematográfica, a presença do universo camponês na cinematografia brasileira, as distintas significações do canto de trabalho como fenômeno social e artístico, a influência de Humberto Mauro na conformação do modernismo cinematográfico brasileiro e a relevância do mundo do trabalho na obra de Leon Hirszman. Para dar conta desta temática, optou-se por proceder a uma análise fílmica por capítulo, começando pelas obras de Humberto Mauro ­ Aboio e cantigas e Cantos de trabalho ­ passando pela trilogia dos cantos de trabalho de Leon Hirszman e finalizando com a análise de S. Bernardo, mais especificamente de sua sequência final. Desta forma, para além de um estudo comparativo, a dissertação se propõe a construir um quadro complexo e aberto das inter-relações estéticas e sociais entre cinema, canto e trabalho.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)