Autor | HEBLING, Eduardo d'Urso |
Título | As coletâneas musicais temáticas e os manuais: uma introdução e um estudo de caso sobre os temas do exoticismo no cinema mudo |
Orientador | Claudiney Rodrigues Carrasco |
Universidade | Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
|
Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Música |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2017 |
Data de defesa | 25.08.2017 |
Descrição física | v.1; 174 f.; ilustrado com 20 imagens e 20 tabelas. |
Disponibilidade | Biblioteca Central Unicamp |
Fonte | repositorio.unicamp.br |
Resumo | No período do cinema silencioso, enquanto a película já vinha sendo distribuída industrialmente, a música que a acompanhava era ainda um trabalho artesanal. Para sistematizar e homogeneizar este trabalho, garantindo uma perfeita fruição do filme em toda e qualquer situação, foram-se criando compilações de sugestões de peças em forma de planilhas e coletâneas. Boa parte deste material se baseava num inventário associativo entre elementos musicais e extramusicais já experimentadas em formas anteriores como a do teatro musical, a da música descritiva ou da ópera. Focalizando o cinema dominante de 1910 a 1927, esta pesquisa traz uma introdução às publicações especializadas que se criaram e analisa o caso das peças e sugestões utilizadas para os casos de exoticismo cinematográfico, ou como estas coletâneas ajudavam a falar dos `outros' do ocidente. |
Acesso eletrônico | ONLINE - http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330905
|