logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190112085657
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorHEBLING, Eduardo d'Urso
TítuloAs coletâneas musicais temáticas e os manuais: uma introdução e um estudo de caso sobre os temas do exoticismo no cinema mudo
OrientadorClaudiney Rodrigues Carrasco
UniversidadeUniversidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Música
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa25.08.2017
Descrição físicav.1; 174 f.; ilustrado com 20 imagens e 20 tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unicamp
Fonterepositorio.unicamp.br
ResumoNo período do cinema silencioso, enquanto a película já vinha sendo distribuída industrialmente, a música que a acompanhava era ainda um trabalho artesanal. Para sistematizar e homogeneizar este trabalho, garantindo uma perfeita fruição do filme em toda e qualquer situação, foram-se criando compilações de sugestões de peças em forma de planilhas e coletâneas. Boa parte deste material se baseava num inventário associativo entre elementos musicais e extramusicais já experimentadas em formas anteriores como a do teatro musical, a da música descritiva ou da ópera. Focalizando o cinema dominante de 1910 a 1927, esta pesquisa traz uma introdução às publicações especializadas que se criaram e analisa o caso das peças e sugestões utilizadas para os casos de exoticismo cinematográfico, ou como estas coletâneas ajudavam a falar dos `outros' do ocidente.
Acesso eletrônicoONLINE - http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330905




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)