Autor | DOURADO, Ana Karicia Machado |
Título | Chanchada: performance do insólito e paradoxo do comediante |
Orientador | Elias Thomé Saliba |
Universidade | Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo
|
Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em História Social |
Grau | Doutorado |
Data de entrega | 2015 |
Data de defesa | 11.12.2013 |
Descrição física | v.1; 215 f. |
Disponibilidade | Biblioteca FFLCH |
Fonte | teses.usp.br |
Resumo | Esta pesquisa procura compreender os diferentes desenhos plásticos assumidos pela chanchada em sua importante trajetória na história da cultura no Brasil no século XX. Na constituição da chanchada como performance do insólito várias práticas teatrais desempenharam um papel importante, mas acreditamos que foi sobretudo o trabalho dos atores e atrizes brasileiros que mais contribuiu para sua constituição. Presente em produções artísticas interessadas em figurar a insolidez da vida nacional e notando a importância do trabalho do ator Grande Otelo nesse processo, nosso interesse foi situar a trajetória existencial de vida de Grande Otelo compreendendo como ele foi constituído a partir da performance dos personagens que ele ajudou a constituir, ou seja, verificar quais as implicações da performance social e artística de uma certa dinâmica social brasileira, a dialética da malandragem, e da performance social e artística do insólito na constituição de uma subjetividade singular e concreta. |
Acesso eletrônico | ONLINE - Clique para acessar
|