logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20190108054920
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorLEAL, Hermes
TítuloAs paixões na narrativa: as teorias da narrativa e da semiótica na constituição do roteiro cinematográfico
OrientadorAntonio Vicente Seraphim Pietroforte
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo
GrauDoutorado
Data de entrega2016
Data de defesa14.04.2016
Descrição físicav.1; 143 f.
DisponibilidadeBiblioteca FFLCH
Fonteteses.usp.br
ResumoCom base na teoria da semiótica greimasiana da narrativa e em seus desdobramentos na semiótica da paixão e tensiva, este trabalho analisa o texto do roteiro cinematográfico dos filmes Central do Brasil e Estômago com a finalidade de detectar e teorizar a alma dos personagens e estabelecer parâmetros entre as teorias do roteiro e as teorias semióticas. O objetivo é organizar uma teoria da narrativa com a inclusão do personagem como gerador dos percursos da ação que possa ser aplicada na teoria cinematográfica da análise e construção do roteiro. Este corpus teórico semiótico será utilizado com a finalidade de solucionar uma grande problemática do roteiro, que é a dificuldade de adentrar nas camadas mais profundas da narrativa e dos personagens, considerada uma área nebulosa e impenetrável. Ao nos concentrarmos na análise e evolução da narrativa no interior da semiótica das paixões e tensivas, propomos demonstrar como alcançar esse nível profundo examinando a passionalidade dos personagens através de seus estados patêmicos de alma.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)