logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20181230060347
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorNERY, Silvana Maria de Souza
TítuloA vida como ela é: o conto Diabólica e suas transcodificações para a televisão e para o cinema
OrientadorElêusis Miriam Camocardi
UniversidadeUniversidade de Marília, Marília
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2005
Data de defesa01.11.2005
Descrição físicav.1; 115 f.
DisponibilidadeBiblioteca Unimar
Fontecapes.gov.br; unimar.br
ResumoA pesquisa propõe-se a identificar múltiplas leituras possíveis a partir de um texto literário. Para tanto, efetuou-se uma leitura interpretativa do conto "Diabólica", e verificou-se o processo de transcodificação para a televisão e para o cinema, buscando demonstrar também que a obra de Nelson Rodrigues continua atual na expressão e na temática. [...] Acreditamos que essa pesquisa possa interessar aos estudiosos da comunicação, no que se refere às adaptações de obras literárias para os meios de comunicação de massa em questão. "Diabólica" compõe o ciclo de "A vida como ela é... ", coluna diária do jornal carioca "Última Hora", escrita por Nelson Rodrigues no período de 1951 a 1961, com uma linguagem enxuta, diálogos ágeis e personagens bem delineadas. Estruturadas inicialmente como crônicas, mas funcionalmente como contos, as narrativas giram em torno de uma das eternas obsessões do autor: a traição.[...]. No cinema, os episódios de "A vida como ela é..." ganham maior força expressiva, porque as personagens adquirem características de seres humanos reais, uma vez que os autores insuflam alma e sentimento. O filme "Traição" de 1997, composto pela trilogia "O primeiro pecado", "Diabólica" e "cachorro" retratam as relações amorosas em tramas urbanas do Rio de Janeiro nos anso 50, 70 e 90, demonstrando que a obra de Nelson Rodrigues continua vibrante, provocativa e moderna, capaz de produzir incessantemente novas leituras.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)