Autor | MORAES, Maria Fernanda Riscali de Lima |
Título | A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé |
Orientador | Atílio Avancini |
Universidade | Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
|
Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2015 |
Data de defesa | 26.06.2015 |
Descrição física | v.1; 88 f.; Ilustrado com 42 imagens. |
Disponibilidade | Biblioteca ECA |
Fonte | teses.usp.br |
Resumo | São muitas as parcerias no cinema, mas a que relaciona o diretor de cena ao diretor de fotografia é certamente a principal. A proposta desta dissertação de mestrado é analisar o estilo de fotografia criado por Eduard Tissé em três dos filmes que trabalhou com Eisenstein. A metodologia teórica da pesquisa baseia-se em Roland Barthes a partir da análise do artefato primeiro do cinema, que é o fotograma. As dimensões sociais ligadas ao materialismo dialético e suas aplicações ao filme, na forma como o espectador promove a leitura de sentidos, preocupavam o diretor soviético. Com isso evidencia-se o princípio conceitual de Eisenstein, desenvolvido pela célula de montagem, na visão da sua missão sócio-cultural em busca da fotografia do conflito |
Acesso eletrônico | ONLINE - http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01122015-101949/pt-br.php
|