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AutorBILICH, Jeanne Figueiredo
TítuloAs múltiplas trincheiras de Amylton de Almeida: política e poder no jornalismo cultural do Espírito Santo - o cinema como mundo, a arte como universo (1980-1989)
OrientadorMárcia Barros Ferreira Rodrigues
UniversidadeUniversidade Federal do Espírito Santo - Faculdade de História, Vitória
Abragência do estudo1980-1989
GrauMestrado
Data de entrega2005
Data de defesa01.06.2005
Descrição físicav.1; 245 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFES
Fontecapes.gov.br; bc.ufes.br
ResumoEste trabalho apresenta um recorte biográfico a partir da perspectiva da historiografia contemporânea do ator social Amylton Dias de Almeida (1946-1995), privilegiando sua ação política e cultural no cenário capixaba. Um dos intelectuais mais brilhantes da geração dos anos 60, dedicou-se ao jornalismo, literatura, dramaturgia, documentário e cinema no decorrer das décadas de 60, 70 e 80 do século recém-findo. Os anos 80 são considerados como a "década de ouro" amyltoniana pelo volume e diversidade de sua produção artístico-cultural. AA - assim assinava suas críticas cinematográficas - recebeu premiações em nível nacional, pelos documentários Os Pomeranos (1977) e Último quilombo (1980) sendo, no entanto, Lugar de toda pobreza (1983) o mais conhecido. O acervo audiovisual que assina forma um painel oitavado revelando pecualiaridades da história do Espírito Santo. [...] Amylton Dias de Almeida foi colhido precocemente pela morte, aos 49 anos, deixando inacabado seu pojeto maior: o longa-metragem - o primeiro da cinematografia do Espírito Santo - O Amor está no ar que não chegou a editar, a despeito de haver idealizado e dirigido os sets de filmagem. Libertário, independente, criativo, ousado, irreverente, inteligente, sensível e voraz leitor, Amylton Dias de Almeida foi, na definição de Paulo Hartung, um "guerreiro dos ideais": incansável na luta contra a opressão e em favor da justiça social, cidadania e democracia.




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